Desde ontem, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) recorre a mensagens de celular para lembrar os motoristas de renovar a Carteira Nacional de Habilitaçăo (CNH). O conteúdo do SMS traz a data de vencimento do documento e o endereço eletrônico do órgăo (www.detran.sp.gov.br), onde há detalhes de como proceder.
Quem tiver interesse em receber esse informativo precisa preencher um formulário no site. Um projeto-piloto foi colocado em prática entre o fim de janeiro e o inÃcio deste mÄ™s com 1.224 celulares. O Detran informou ontem que 180 mil pessoas já haviam se cadastrado no novo serviço. Na página da autarquia, após enviar os dados pessoais, como o número do telefone, o interessado deve escolher a opçăo autorizo receber mensagens SMS, na parte inferior da solicitaçăo.
Desde junho do ano passado, o órgăo já envia cartas para motoristas cujas carteiras estăo prestes a expirar - 2 milhőes delas já foram remetidas. Antes, em junho de 2011, o Detran-SP começou a expedir cerca de 50 mil correspondęncias mensalmente para os motoristas em processo de primeira habilitaçăo que estăo perto de obter a CNH definitiva.
Segundo o Detran, os torpedos serăo repassados aos motoristas até 30 dias antes da data de vencimento da CNH, o que fará com que a pessoa tenha cerca de dois meses para renovar a habilitaçăo. Isso porque o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) garante a possibilidade de dirigir com a carteira vencida por 30 dias.
Após esse limite, se o condutor for parado com o documento desatualizado, leva multa por infraçăo gravÃssima de R$ 191,54 e recebe sete pontos na CNH. O veÃculo ainda é recolhido - até que uma pessoa habilitada possa pegá-lo - e a carteira fica retida.
Expansăo. Ao longo do ano, o Detran-SP tentará incluir no serviço de SMS mais facilidades, como avisos sobre a pontuaçăo por multas no prontuário do motorista e o męs em que deve ser feito o licenciamento. Desse modo, a expectativa é de que sejam repassadas aproximadamente 6,5 milhőes de mensagens de celular a cada ano, a um custo de cerca de R$ 1 milhăo.
O diretor-presidente do órgăo, Daniel Annenberg, ressalta que a nova medida é uma forma de "ampliar o contato com os usuários" e de tentar melhorar a qualidade dos serviços.