Comunicamos a todos interessados o Fluxo Descritivo para Operaçăo da Primeira Etapa do Sistema Gever:
1. O Sistema Gever transmite para o banco de dados do Detran todos os dados relativos ao processo de emissăo de documentos de Registro dos veículos e gera a Ficha cadastral.
2. O Despachante prepara o processo, anexando todos os documentos pertinentes, juntamente com a ficha cadastral, do mesmo modo que é efetuado atualmente.
3. O Despachante protocola no Detran/Ciretran o processo, dando entrada na documentaçăo.
- o funcionário do setor que recebe o processo deverá, obrigatoriamente, efetuar o recebimento através da transaçăo GDOC (numero da ficha cadastral, ano, SSP do Despachante).
- em seguida efetuará a transaçăo IPRD (que imprime o protocolo de recebimento em duas vias).
- o funcionário entregará uma via ao Despachante, anexando a outra ao processo.
4. O conferente analisa o processo entregue, os documentos anexos e ficha cadastral.
5. O conferente ou um digitador, através da transaçăo ANFC, atualizará o banco de dados do Sistema Gever, informando se há eventuais pendęncias de documentos ou se o processo está liberado para eventual complementaçăo dos dados previamente digitados e que foram transmitidos pelo despachante.
6. O digitador efetuará o cadastramento do veículo através da transaçăo CAFI (numero da ficha, ano, SSP do Despachante).
A partir deste ponto, o Sistema de veículos efetua uma busca no banco de dados do Sistema Gever e preenche, automaticamente com os dados encontrados, as telas do Sistema de veículos (respeitando as normas atualmente em vigor para a prioridade de informaçőes, ou seja, dados do Renavam, do Sistema Nacional de Gravames, etc...), sendo que as informaçőes constantes nas telas devem ser conferidas pelo digitador.
- o sistema de veículos, após consistęncia dos dados, cadastrará os demais elementos informativos e após comando do digitador, emitirá o respectivo documento, ficando disponível para pesquisas de acompanhamento do processo.
- Nas hipóteses de inconsistęncias ou erros que impeçam o cadastramento, tanto no Sistema de veículos quanto na Base de Índice Nacional do Renavam (BIN), estes dados serăo cadastrados automaticamente no Sistema Gever para acompanhamento.
7. Após a impressăo do documentoe efetuadas as conferęncias de praxe, o documento estará pronto para ser entregue.
- Quando da retirada do documento, o funcionário do setor que irá entregá-lo, deverá obrigatoriamente, utilizar a transaçăo SDOC (numero da ficha cadastral, ano, SSP do Despachante) para sua entrega e baixa no Sistema.
- em seguida efetuará a transaçăo IDOC (que imprime o protocolo de entrega em duas vias).
- o funcionário deverá entregar uma via ao Despachante, anexando a outra ao processo.
8. O andamento do processo, em todas as suas etapas, poderá ser acompanhado utilizando-se a transaçăo 1500 do Sistema Gever (disponível apenas para os Despachantes, através das empresas prestadoras) ou pelo Detran/Ciretran através da transaçăo PFCA. |